Pavilhão da Honra

Praça do Império

Saindo do Bairro Comercial e Industrial, o visitante devia regressar à Praça do Império. Esta praça serviu de núcleo ordenador da Exposição do Mundo Português: o arquiteto Cottinelli Telmo, responsável pelo projeto da praça, pretendia, a partir do centro do quadrado onde se encontrava a Fonte Monumental, traçar dois eixos perpendiculares, um nascente‐poente, onde seriam construídos dois pavilhões laterais (o Pavilhão dos Portugueses no Mundo e o Pavilhão da Honra e de Lisboa), e um norte‐sul, onde interagiam o rio Tejo e o Mosteiro dos Jerónimos. A definição inicial da Praça do Império estabeleceu, assim, o mote para a ordenação das vias e quarteirões e a partir dela se esboçou a planta da exposição. Ainda hoje se mantém a traça urbana daquele local.

Pavilhão da Honra e de Lisboa

Os visitantes, passando então a Praça do Império, seguiria para o Pavilhão da Honra. O Pavilhão da Honra e de Lisboa, juntamente com o Pavilhão dos Portugueses no Mundo, marcou a exposição pelo seu volume - era um dos maiores edifícios, acolhendo inclusive vários pavilhões no seu interior - assim como pela sua importância - ao estar localizado na praça principal, na Praça do Império, delimitando-a e acabando por determinar a ordenação axial da exposição. À semelhança do que aconteceu com o do Brasil, Portugal 1940, das Telecomunicações e dos Portos e dos Caminhos-de-ferro, o Pavilhão da Honra não foi incluído nas secções temáticas em que se desenvolveu a Exposição do Mundo Português.

Como já foi referido, o projeto foi assinado por Luís Cristino da Silva, tendo sido inaugurado a 23 de junho, dia oficial da inauguração da Exposição do Mundo Português. Inicialmente, o edifício do pavilhão seria exclusivamente um pavilhão de Festas: em março de 1939, o Comissário Geral da Exposição, Dr. Augusto de Castro, refere‐se a um Pavilhão de Lisboa que, na primeira planta geral da exposição, aparece situado mais a sudeste. O Pavilhão de Lisboa acabou por ser integrado no mesmo edifício do pavilhão da Honra, não perdendo a sua função inicial. Era composto por átrio, Sala de Honra, Sala de Conferências e Festas e um Restaurante.